Comissao de Meio Ambiente da Camara vistoria posto da Controlar

O presidente Gilberto Natalini informa que o objetivo é conhecer o processo desenvolvido pela prestadora de serviços

 

A Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Gilberto Natalini, visitou nesta segunda, 02/05, o pátio da Barra Funda da Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular ambiental em São Paulo.

 

"Nossa intenção é ver como é feita a inspeção veicular e não constatamos nenhum tipo de problema técnico”, afirmou Gilberto Natalini. “No entanto, uma parte da frota da cidade não compareceu à inspeção, e precisamos pensar em uma forma de esse trabalho atingir todos os veículos. Eu, como médico e ambientalista, sei o quanto a poluição prejudica a saúde da população".

 

 

 

 

Natalini e demais membros da Câmara foram recebidos por uma equipe da Controlar, que explicou o funcionamento da inspeção veicular e a importância deste trabalho.

 

Inspeção veicular

 

A Controlar vistoriou no ano passado cerca de três milhões e cem mil veículos de uma frota de seis milhões. Sendo assim, uma parte ainda continua circulando de maneira irregular. "Falta ainda um pouco de conscientização ambiental” afirmou o diretor-presidente da Controlar, Harald Peter Zwetkoff.. “Quando a pessoa traz o veículo, ela está exercendo um papel importante de cidadania".

 

De acordo com os dados da empresa, 92% dos carros avaliados no ano passado foram aprovados. Para realizar a inspeção veicular, a Controlar oferece um sistema de agendamento, centros distribuídos em todas as regiões de São Paulo e segurança do sistema.

 

Poluição em São Paulo

 

De acordo com o Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Universidade de São Paulo, cerca de 20 pessoas morrem por dia por conta da poluição. E São Paulo tem níveis três vezes acima do limite permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Reunião nesta quarta, dia 4

 

As informações obtidas nesta vistoria serão debatidas na próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, quarta-feira, dia 4, às 10h.

 

A participação da população nesses encontros é liberada.

About natalini